Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Engenharia Química | Unidade Acadêmica de Belo Jardim
 

Engenharia Química

Atenta às demandas sociais, econômicas e culturais de Pernambuco e, em especial, da Região do Agreste do referido estado, a UFRPE através da Unidade Acadêmica de Belo Jardim – UABJ, cria o curso de Bacharelado em Engenharia Química. O curso irá permitir uma dupla titulação ao estudante ingressante: Bacharel em Engenharia Química e Tecnólogo em Processos Químicos. Além disso, sua proposta pedagógica orienta-se por uma concepção ativa dos processos de ensino e aprendizagem, incorporando metodologias que incentivam a criatividade e autonomia dos estudantes. Neste sentido, destaca-se o ensino híbrido e a realização de projetos interdisciplinares por meio da Problem Based Learning – PBL em diferentes etapas do curso.

 

OBJETIVO GERAL

Formar Engenheiros Químicos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular, ao longo do curso, a criticidade, a criatividade, o trabalho multidisciplinar, iniciativa e liderança, dentre outras atitudes;
  • Incentivar a criação e o fortalecimento de uma cultura de desenvolvimento de soluções e serviços de Engenharia Química no Nordeste, e mais especificamente do estado de Pernambuco;
  • Produzir conhecimento técnico e científico para as organizações da região por meio de parcerias com empresas locais, ONGs, instituições públicas/privadas, e projetos de pesquisa e de extensão, que exaltem a capacidade produtiva dos profissionais da região;
  • Formar profissionais capacitados para exercer a profissão de Engenheiro  Químico  e/ou de Tecnólogo em Processos Químicos, respeitando os princípios éticos e científicos que comandam a profissão;
  • Formar profissionais conscientes da necessidade de contínua atualização profissional.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Bacharelado em Engenharia Química

  • Fábricas em geral
  • Indústria farmacêutica, de saúde, de segurança e ambiental, papel e celulose,
  • Processamento de alimentos, de produtos petroquímicos, de produtos de química fina, polímeros, de biotecnologia, de petróleo e gás
  • Empreendimentos de projeto
  • Construção de unidades industriais

Projetos, Processos Industriais, Operação e Supervisão de Processos, Controle da Qualidade e da Produção e Gestão de Empreendimentos Industriais nos setores de:

a) Produção de cimento, argamassas e compostos de cálcio e magnésio;

b) Tratamento de efluentes industriais e de esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos e industriais, e unidades de controle de emissões atmosféricas;

c) Produção e beneficiamento de petróleo, derivados, biocombustíveis e produtos petroquímicos;

d) Produção de polpa, papel, derivados químicos de madeira e tratamento químico de madeira;

e) Produção de tintas, vernizes e pigmentos;

f) Produção de material cerâmico, refratários e esmaltes;

g) Produção de materiais plásticos, fibras e borrachas;

h) Fabricação, processamento e acabamento de artigos metálicos;

i) Tratamento de água para abastecimento público, industrial e de caldeira;

j) Fabricação de produtos têxteis;

k) Atividades relativas à produção, armazenamento e distribuição de gases combustíveis e outros;

l) Fabricação, armazenamento e manuseio de pólvora e produtos correlatos.

Tecnólogo em Processos Químicos

  • Estações de tratamento de água e de tratamento de efluentes;
  • Indústria de processos químicos nas áreas de petroquímica, agroquímica, eletroquímicos, alimentos e bebidas, papel e celulose, Cerâmica, fármacos, têxtil, pigmentos e tintas, plásticos, cimento, metalurgia, siderurgia;
  • Institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica será na modalidade presencial e funcionará em período integral, com 80 (oitenta) vagas anuais e 40 (quarenta) por semestre e com duas entradas em cada ano letivo. Os conteúdos de formação serão apresentados em componentes curriculares com 30, 45, 60 horas/aulas semestrais. O curso funcionará na Unidade Acadêmica de Belo Jardim, e o Bacharelado em Engenharia de Hídrica será desenvolvido em 10 períodos (5 anos), totalizando 4.095 horas /aula, permitindo-se um prazo máximo de 18 semestres para a conclusão do curso. Já o Tecnólogo em Processos Químicos, será desenvolvido em 6 períodos (3 anos), totalizando 2.745 horas/aula, com um prazo máximo de 11 semestres para a conclusão do curso.

A estrutura curricular do curso de Engenharia Química permite que o aluno, uma vez ingressado no Bacharelado e após ter cumprido a carga horária mínima de 2.745h, obtenha o título de Tecnólogo em Processos Químicos, considerando a matriz curricular específica. Para obtenção do título em Bacharel em Engenharia Química, o aluno deverá cumprir uma carga horária total de 3930 horas, não sendo obrigado a cumprir a carga horária de 165h do ESO do Tecnólogo Neste caso, o estudante que interromper o bacharelado terá um prazo máximo de 2 (dois) anos para retornar à Instituição e concluir a segunda titulação. Para a segunda titulação do Bacharelado se faz necessário cumprir toda a matriz curricular do curso de tecnólogo e obter uma carga horária total de 4.095h.

A carga horária mínima do ESO será de 165 horas para o Tecnólogo e 180 (cento e oitenta) horas para o Bacharelado. Os componentes curriculares intitulados Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso e o Trabalho de Conclusão de Curso são obrigatórios, estes dois últimos são exclusivos para o Bacharelado.

 

METODOLOGIAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM

O ensino híbrido representa uma quebra de paradigmas em direção a uma proposta de inovação mais alinhada com os avanços tecnológicos de uma sociedade pós-moderna. Pensar, portanto, o ensino híbrido significa organizar estratégias metodológicas utilizando atividades presenciais e a distância em plataformas on-line, empregando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e off-line, nos momentos de interação com colegas e/ou com o professor/tutor.  Nessa perspectiva, seja presencialmente ou à distância, o estudante compartilha de espaços interativos e integrativos de aprendizagem. São exemplos de uma abordagem híbrida do ensino presentes no curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015):

  • Sala de aula invertida;
  • Rotação por estações;
  • Laboratório rotacional;
  • Rotação individual.

O curso de Bacharelado em Engenharia Química oportunizará aos alunos o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, quinto e oitavo períodos. Cada um dos componentes curriculares denominados de “Projetos Interdisciplinares” terá a carga horária total de 45h (Tecnólogo e Bacharel) e 60h (Bacharel), e adotará a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning – PBL), que tem por base a investigação como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos. Ele valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, estimula o desenvolvimento das competências transversais, favorecendo a capacidade crítica de análise e construção de soluções para as situações-problema (BARROWS, 1986).  Além disso, desenvolve a habilidade de saber avaliar as fontes utilizadas na investigação, bem como estimula o trabalho em equipe (SOUZA e DOURADO, 2015)

Turno: Manhã e Tarde

Duração: 5 anos

Vagas: 40 por semestre

Projeto Pedagógico do Curso

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