E-mail da Coordenação: coord.hidrica.uabj@ufrpe.br
Atenta às demandas sociais, econômicas e culturais de Pernambuco e, em especial, da Região do Agreste do referido estado, a UFRPE através da Unidade Acadêmica de Belo Jardim – UABJ, cria o curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica. Além disso, sua proposta pedagógica orienta-se por uma concepção ativa dos processos de ensino e aprendizagem, incorporando metodologias que incentivam a criatividade e autonomia dos estudantes. Neste sentido, destaca-se o ensino híbrido e a realização de projetos interdisciplinares por meio da Problem Based Learning – PBL em diferentes etapas do curso.
OBJETIVO GERAL
Formar bacharéis aptos a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica os recursos hídricos, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como os fins e valores necessários ao desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular, ao longo do curso, a criticidade, a criatividade, o trabalho multidisciplinar, iniciativa e liderança, dentre outras atitudes;
- Incentivar a criação e o fortalecimento de uma cultura de desenvolvimento de soluções e serviços no Nordeste, e mais especificamente do estado de Pernambuco;
- Produzir conhecimento técnico e científico para as organizações da região por meio de parcerias com empresas locais, ONGs, instituições públicas/privadas, e projetos de pesquisa e de extensão, que exaltem a capacidade produtiva dos profissionais da região;
- Formar profissionais capacitados para exercer a profissão de Engenheiro Hídrico, respeitando os princípios éticos e científicos que comandam a profissão;
- Formar profissionais conscientes da necessidade de contínua atualização profissional.
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Bacharelado em Engenharia Hídrica
- Empresas de consultoria;
- Agências de regulação;
- Órgãos ambientais;
- Empresas de saneamento;
- Empresas de engenharia para a construção de barragens;
- Centrais hidrelétricas;
- Companhias de transporte fluvial;
- Instituições de ensino;
- Comitês de administração de bacias hidrográficas;
- Centros de Pesquisa e IES.
ESTRUTURA CURRICULAR
O curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica será na modalidade presencial e funcionará em período integral, com 80 (oitenta) vagas anuais e 40 (quarenta) por semestre e com duas entradas em cada ano letivo. Os conteúdos de formação serão apresentados em componentes curriculares com 30, 45, 60 horas/aulas semestrais. O curso funcionará na Unidade Acadêmica de Belo Jardim, e o Bacharelado em Engenharia de Hídrica será desenvolvido em 10 períodos (5 anos), totalizando 4.120 horas /aula, permitindo-se um prazo máximo de 18 semestres para a conclusão do curso.
A organização curricular do curso de Engenharia de Hídrica permite que o aluno obtenha o título em Bacharel em Engenharia Hídrica após cumprir uma carga horária total de 3955 horas.
A carga horária mínima do ESO será de 180 (cento e oitenta) horas no Bacharelado. Serão obrigatórios, ainda, os componentes curriculares Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso e o TCC.
METODOLOGIAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM
O ensino híbrido representa uma quebra de paradigmas em direção a uma proposta de inovação mais alinhada com os avanços tecnológicos de uma sociedade pós-moderna. Pensar, portanto, o ensino híbrido significa organizar estratégias metodológicas utilizando atividades presenciais e a distância em plataformas on-line, empregando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e off-line, nos momentos de interação com colegas e/ou com o professor/tutor. Nessa perspectiva, seja presencialmente ou à distância, o estudante compartilha de espaços interativos e integrativos de aprendizagem. São exemplos de uma abordagem híbrida do ensino presentes no curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015):
- Sala de aula invertida;
- Rotação por estações;
- Laboratório rotacional;
- Rotação individual.
O curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica oportunizará aos alunos o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, no quinto e nono períodos. Cada um dos componentes curriculares denominados de “Projetos Interdisciplinares” terá a carga horária total de 45 e 60 horas; e adotará a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning – PBL), que tem por base a investigação como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos. Ele valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, estimula o desenvolvimento das competências transversais, favorecendo a capacidade crítica de análise e construção de soluções para as situações-problema (BARROWS, 1986). Além disso, desenvolve a habilidade de saber avaliar as fontes utilizadas na investigação, bem como estimula o trabalho em equipe (SOUZA e DOURADO, 2015)
Turno: Integral (Manhã e Tarde)
Duração: 5 anos
Vagas: 40 por semestre