É o período regular para solicitar vínculo em turmas ofertadas em um determinado semestre letivo. O aluno realiza apenas uma “solicitação” de matrícula, sendo necessário aguardar o resultado do processamento de matrícula para o preenchimento das vagas de acordo com os critérios de prioridade.
COMO FAZER
✔ Os discentes regulares devem solicitar a matrícula diretamente no SIGAA em prazo definido no calendário acadêmico:
1) Acesse o SIGAA e selecione a opção Ensino > Matrícula on-line > Realizar Matrícula;
2) Leia as instruções, marque a caixa de seleção declarando ciência e clique em “Iniciar Seleção de Turmas”;
3) Clique no botão ”Ver as turmas da estrutura curricular” e selecione as turmas desejadas;
4) Após selecionar as turmas, clique em “Adicionar turmas selecionadas”;
5) O sistema emitirá uma mensagem informando que as turmas foram adicionadas com sucesso. Clique em “Confirmar matrícula”;
6) Na página seguinte, confira os dados e digite sua senha;
7) Salve o comprovante de solicitação de matrícula.
8) Pronto! A sua solicitação de matrícula foi realizada;
9) Fazer download do atestado de matrícula/solicitação de matrícula.
PERGUNTAS FREQUENTES
Quando devo fazer a matrícula regular?
O período de matrícula regular é definido em calendário acadêmico e acontece antes do início do semestre letivo.
Posso alterar a solicitação de matrícula?
As solicitações podem ser alteradas pelo discente durante todo o prazo de matrícula.
Como saber se a minha vaga em uma turma foi confirmada?
Após o processamento, a turma apresentará a situação de MATRICULADO no comprovante de solicitação de matrícula.
O que significa a situação AGUARDANDO PROCESSAMENTO no meu comprovante de solicitação de matrícula?
Esse é o status que a turma apresenta antes do processamento de matrícula ser realizado.
O que significa a situação INDEFERIDO no meu comprovante de solicitação de matrícula?
A ocupação das vagas nas turmas é realizada pelo sistema e obedece a critérios de prioridades. Esse status indica que, de acordo com a ordem de prioridades, você não ficou dentro do número de vagas disponibilizadas. Tente solicitar novamente em outra turma no período de reajuste ou de matrícula extraordinária.
Quando é realizado o processamento de matrícula?
Após o término do período de solicitação de matrícula, conforme calendário acadêmico.
Como saber se eu tenho chances de entrar em uma turma?
Não é possível verificar a posição prévia na lista de ocupação das turmas (Art. 236). No entanto, você pode visualizar a quantidade total de solicitações que foram realizadas por uma determinada turma. Para isso, no momento da solicitação de matrícula, clique no ícone da lupa (Ver detalhes dessa turma) ao lado do nome da turma desejada.
O que fazer se nenhuma solicitação for confirmada?
Se o(a) discente(a) for indeferido em todas as disciplinas, poderá tentar uma nova solicitação no período de reajuste ou na matrícula extraordinária.
O que acontece se eu não realizar nenhuma matrícula em um semestre?
O vínculo do(a) aluno(a) é cancelado por abandono.
Como funciona a matrícula dos(as) estudantes(as) classificados(as) no Regime de Observação de Desempenho Acadêmico – RODA?
Funciona igual à matrícula dos alunos regulares, mas será avaliada pela coordenação de curso para orientação sobre a melhor estratégia para sair do RODA.
Qual o limite de disciplinas que eu posso estar matriculado(a)?
O limite máximo de carga horária são 600 horas.