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TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA

       Após a transferência externa para outra instituição de ensino, o discente deverá solicitar a guia de transferência da UFRPE para a conclusão do processo.

 

COMO FAZER 

Enviar os documentos necessários para o e-mail protocolo.uabj@ufrpe.br com o assunto TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA informando o nome completo, número do CPF, curso e anexar documentos. 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 

Cópia frente e verso de documento de identificação com foto; 

✔ Requerimento; 

✔ Comprovante de pagamento da GRU, disponível em www.drca.ufrpe.br/servicos; 

✔ Declaração de nada consta da biblioteca, que pode ser solicitada pelo e-mail biblioteca.uabj@ufrpe.br

ATENÇÃO: os arquivos PDF poderão ser preenchidos e assinados digitalmente por meio de sites e aplicativos como ilovepdf.com, smallpdf.com, adobe.com, gov.br, etc. 

 

TRAMITAÇÃO DO PROCESSO 

Nº 

RESPONSÁVEL 

AÇÃO

Discente 

Solicitação de abertura de processo enviando os  documentos por e-mail para Escolaridade;

Setor de Processo 

Conferência e abertura de processo;

Setor de Processo

Envio da numeração do processo ao discente por e-mail para acompanhamento;

SAACG 

Envio da guia de transferência e histórico escolar para  a nova instituição de ensino;

DRCA 

O processo é arquivado na pasta do aluno.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS 

Como transferir o meu curso para outra instituição? 

       Você deve entrar em contato com a instituição para a qual pretende transferir o seu curso e verificar quais os procedimentos que ela adota para receber alunos via transferência externa. O papel da UFRPE é apenas emitir as documentações que ela solicitar. 

Posso transferir meu curso para uma instituição privada? 

       Sim. Os procedimentos são os mesmos adotados para instituições públicas. 

Onde posso obter os documentos requisitados pela outra instituição de ensino superior?

       A depender de quais documentos foram exigidos, o discente pode ter acesso conforme indicado abaixo: 

Guia de transferência: após a abertura do processo eletrônico de transferência, o SAACG encaminhará diretamente à nova instituição via SEDEX ou por e-mail; ✔ Histórico escolar oficial e declaração de vínculo: o discente pode baixar os documentos diretamente no SIGAA, com o login em sigs.ufrpe.br/sigaa, na opção Ensino > Emitir Histórico Escolar/Emitir Declaração de Vínculo. Se o discente efetuar o login pelo celular, deve acessar pelo módulo clássico; 

Programas das disciplinas/ementas: para solicitar as ementas das disciplinas cursadas e aprovadas, entre em contato com o setor de escolaridade da UABJ pelo e-mail escolaridade.uabj@ufrpe.br

Declaração de reconhecimento de curso: Informação disponível no cabeçalho do histórico escolar; 

Situação no ENADE: Informação disponível no cabeçalho do histórico escolar; ✔ Comprovante de ingresso no ensino superior: Informação disponível no cabeçalho do histórico escolar. 

Enviei a documentação exigida para o e-mail indicado. Como saber o status da minha solicitação? 

       A solicitação tramita via processo eletrônico, cujo número o interessado recebe por e-mail após a abertura pelo setor de protocolo da UABJ. O processo pode ser acompanhado via SIPAC. 

Como realizar o pagamento da GRU? 

       Para emitir o boleto de pagamento, acesse www.drca.ufrpe.br/servicos, selecione o serviço desejado "Transferência para outra Instituição", a quantidade de documentos "1" e preencha seu nome completo e CPF. O pagamento de GRU é realizado exclusivamente no Banco do Brasil. 

Como faço para obter a assinatura nos documentos que emiti pelo sistema? 

       O histórico escolar oficial emitido pelo SIGAA já vem com autenticação digital, dispensando assinatura e carimbo. A autenticidade pode ser verificada pelos interessados seguindo as instruções disponíveis no próprio documento. 

Quais informações constarão no meu histórico após a efetivação da transferência? 

       Após o registro da transferência no sistema, as matrículas nas disciplinas que o discente estiver cursando serão canceladas e o status de TRANSFERIDO constará no cabeçalho do histórico escolar. 

Consigo acessar informações no sistema após a transferência ser efetivada? Sim. O discente continua com acesso ao SIGAA mesmo após ser transferido.

 

SIGLAS 

IES - Instituição de Ensino Superior
DRCA - Departamento de Registro e Controle Acadêmico 
ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 
GRU - Guia de Recolhimento da União 
SAACG - Seção Acadêmica de Admissão e Controle de Graduação 
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas